quinta-feira, dezembro 27, 2007

A aldeia em xisto


Pela manhã de quinta feira, 27 de Dezembro de 2007, partimos em direcção à aldeia do Piódão.Eu e a Sarinha, pela nossa serrinha!


Tendo o privilégio de habitar na serra do Açor, tivémos que tomar apenas a direcção à serra, até chegar à aldeia em xisto. Piódão é uma aldeia típica Portuguesa, situa-se no interior (centro) numa encosta da Serra do Açor.
Pertence ao concelho de Arganil, sendo a freguesia mais longínqua desta, ficando a cerca de 55km. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul.


O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”.




Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.


Foi inaugurado à poucos anos o Inatel do Piódão, este também com uma arquitectura bastante típica e todo revestido a xisto para não destoar da aldeia.
A última construção feita nesta aldeia, foi um Restaurante, intitulado de “séc. XXI”, na minha opinião uma arquitectura completamente fora do que se queria no Piódão. Uma aldeia destas devia ser preservada, fazendo esta parte das aldeias históricas de Portugal.

Sem comentários: